domingo, 15 de março de 2015

Trabalhando com o TANGRAM - alunos do 4º ano - professora Conceição


     O Tangram é um jogo de quebra-cabeça, sendo um instrumento pedagógico que desenvolve a aprendizagem no comportamento e construção de novos conhecimentos.

As sete peças, que o compõe possibilitam construir imagens de pessoas, natureza, animais, frases e palavras, proporcionando ao aluno agir como construtor de seus próprios conhecimentos, desenvolvendo a criatividade, a percepção e construindo conceitos matemáticos a fim de tomar decisões em relação às atividades e resolver problemas.

Esse quebra-cabeça é composto por sete peças, sendo que são cinco triângulos (2 triângulos grandes, 1 médio e 2 triângulos pequenos), 1 paralelogramo e 1 quadrado.

Ele pode ser utilizado em diferentes conteúdos como área, perímetro, razão, proporção, fração, multiplicação, divisão, semelhança, simetrias, transformações isométricas, etc. Pode ser explorado também em interdisciplinaridade com as Ciências, Artes e História. 

São inúmeras as possibilidades exploratórias do Tangram utilizando-se de material concreto de manipulação, basta que o professor tenha criatividade e vontade de inovar suas aulas!

Abaixo, nossa professora do 4º ano, Dona Conceição, trabalhando com seus alunos as formas geométricas!









Nenhum comentário:

Postar um comentário